jump to navigation

Filhote de Pombo – A História de uma Goiabeira segunda-feira, 31 dezembro, 2007

Posted by Danilo Ferreira - Autozine in Inusitado, Natureza.
trackback

Alguém aí já viu filhote de pombo?

E essas fotos ainda tem uma linda história!

Fotos enviadas pela Miriam, que também tirou as fotos do post Natureza em Detalhe

E essa é a história:

As vezes não compreendemos os desígnios de Deus.
Quem acompanhar esta história entenderá mais ou menos como tudo funciona!
Numa certa casa humilde na cidade de Jaú, uma goiabeira insiste em viver, tendo suas raízes mergulhadas em menos de 25 cm de terra, confesso isso sempre me deixou intrigada:

“Mama mia, por que uma goiabeira insiste em viver em tão pouca terra assim?”


A cada dia ela se torna mais forte e produz mais ainda. Na outra floração, uma carga imensa de flores, carga em abundância de frutos. Se não bastassem seus frutos deliciosos, ainda hospeda uma maternidade de pomba rola.

goiabeira-e-a-primeira-posta.jpg

Tive oportunidade de acompanhar três criações de mães diferentes, cada qual deu a luz a dois filhotinhos, os quais eu sempre procurei registrar.
Chegado o dia de marcar com imagem os filhotes da primeira mamãe pomba hospedada na maternidade da goiabeira, ela gentilmente ou assustadamente
saiu para que eu fizesse as fotos.


Tudo bem, eles cresceram e partiram para quem sabe… constituir nova família.
Chega a vez de registrar a estada dos filhotes da segunda mamãe pomba rola, mamãe até que ficou em companhia deles, mas…bem atenta e muito pronta para qualquer emergência. Novamente com a meta cumprida, todos eles abandonam o ninho para seguirem seus rumos.
Vem a terceira mamãe utilizar a maternidade e… mais dois ovos são colocados, os quais sempre observava com cuidado!

Eles nascem e observo que ficam em período integral protegidos pela mamãe pomba rola. Chega a hora de registrar a terceira vez à mais uma ninhada no pé de goiabas, para contradizer meus pensamentos que ela iria debandar do ninho quando estivesse bisbilhotando seus filhotes, me espantei porque desta vez, essa mamãe ficou…e pude sentir seu cuidado e zelo àqueles filhotes. Abrira as asas e batera na câmara para tentar me expulsar… Não tive como fazer muitas fotos, vendo a tamanha preocupação da mamãe deles.

 

terceira-e-a-protecao.jpg


A natureza é sábia, deveríamos nos espelhar mais nela…só assim nos tornaríamos pessoas realmente inteligentes!
Por outro lado, fica fácil deduzir, o por quê da insistência da goiabeira, não? Ela simplesmente sabia que iria abrigar
criaturas tão lindas e necessitadas do seu abrigo, que é mais uma de suas multi utilidades…

 

Galera, esse é o ultimo post de 2007!

Feliz 2008 para todos!

 

 

Comentários»

1. Gilberto - segunda-feira, 31 dezembro, 2007

Adorei a seqüência de fotos e o lirismo do texto!
Continue nos mostrando mais de suas pombinhas, que são muito especiais

2. Daniel - sexta-feira, 4 abril, 2008

Sim, é realmente legal!
aqui na minha casa, tem uma pomba rola no pé de uva
em uma cerca q fiz para que as folhas das uvas nao ficasse no chão e fosse cortada por algum motivo
Então, elas fizeram o ninho…Estão la, o tempo todo tomando conta dos ovos, e atenta a qualquer pessoa
hoje, ela nao foge de ninguem, no começo ela botou os ovos e ficava assustada e fogia, agora ela fica parada

3. Capivaras no Dia da Terra « Cenas da Cidade - terça-feira, 22 abril, 2008

[…] fotos e o texto foram gentilmente cedidos pela Miriam, autora também dos posts da História de uma Goiabeira e Natureza em Detalhe. Obrigado […]

4. Marcelo - sábado, 31 maio, 2008

OIiiiiiii, vc se lembra que vc me disse que tinha curiosidade, de saber como é filhote de pombos. Está ai, estes são lindos. Não foge percebo que temos mto mais a curtir nos dois.
Qdo vc tiver tempo ouça a musica da Ana Carolina chama da AQUI e vc vai saber o que eu quero tanto dizer.
Bjosssssssssss Drica

5. raysa - quarta-feira, 4 junho, 2008

oi eu crio pombos mas soltos não gosto de “gaiolas” amo a liberdade mas um certo dia um casal de pombos (dos meus) fez um ninho em cima do meu guarda-roupa então eu aconpanhei a família desde a construção do ninho até o 1o voô houve 3 ninhadas e nasceram 5 filhotes,pena que eu não pude tirar nenhuma foto (não tenho câmera).os pombos q vc tirou foram rolinhas né, mas os meus são dos grandes cuide bem deles e os proteja.bjos

6. janaina - quinta-feira, 18 dezembro, 2008

oi tudo beem ? eu emcontrei um filhotinho de pombo
ele acabou de sai do ninho e ainda esta aprendendo a voar
o que eu faço pra ele siguir a vida dele ?

7. su merlot - segunda-feira, 2 março, 2009

oi no meu jardima tem um pe de ipe amarelo, e uma pombinha rola botou dois ovos, depois que eles cresceram bem bonitos por sinal , apareceram mais dois filhotes, o pai so fica de longe observando zelando pela familia, acho muito gostoso todo este acontecimento. beijos su

8. carlos - quarta-feira, 4 novembro, 2009

aki na minha casa tem um ninho de “Pomba Rola” com 3 ovos em um pé de amoreira

9. JOSEMI ALVES DE OLIVEIRA - quinta-feira, 13 maio, 2010

Adorei a matéria, contudo, como profundo admirador destas aves, posso afirmar, sem medo de errar, que não se trata de várias mães e sim da mesma mãe para várias ninhadas consecutivas. Elas quando se sentem seguras nos locais escolhidos para nidificar, repetem sucessivas vezes as ninhadas no mesmo local, precisando apenas de uma breve reforma no ninho anterior.

Pode crer.

Josemi Alves

10. carol - terça-feira, 24 agosto, 2010

hóóóóóóóóó…que coisa lindas queria ter um aqui em casa,isso faz parte da naturesa de Deus temos que cuidar dela para sobreviver da poluição.
BEIJOS e abraços pera os ponbosCuáuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.@#$%****( )+++

11. lenice - quarta-feira, 2 fevereiro, 2011

ola! não entendo tanto odio das pessoas com relação aos pombos!!! não conheço ninguem que tenha pego alguma doença deles e mesmo assim tratam esse povres bichinhos tão mal. Tenho varios que pousam no meu quintal e não tenho medo depegar nada!!!! sei que a maioria das informações sobre a transmissão de oenças são erradas. O homem é o maior transmissor de doenças, poluindo rio e a natureza com suas fezes e seu lixo. O que a gente faz com a gente??? mata??? igual muita gente faz com os pombos? o pombo é considerando um animal domestico e matar-lo é crime inafiancavel e com pena de ate cinco anos: lei 9605/98 artigo 29 paragrafo 30, mas como sabemos que a lei nessa terra não funciona… devemos proteger todos os animais.

12. Elaine Galhardo - domingo, 26 junho, 2011

Olá!!! Eu achei um filhotinho de pombo na rua e estou cuidando dele!!! Estou completamente apaixonada!!!
O nome dele é Pelado!!!
Estou alimentando-o com semente de girassol!!! Foi o que ele aceitou, já que é muito bebezinho!!! Ainda tem pelagem amarela!!!
Se tiver alguma dica me envie um mai!!!
elaine.galhardo@hotmail.com
Beijos
Elaine

13. ines - segunda-feira, 19 setembro, 2011

oi na minha casa ta aconteçendo a mesma coisa ,tem um pé de acerola q ja abrigou duas ninhadas de pombinha , eles começaram a voar essa semana , é lindo ver !! como a natureza é bela !!!adoro todos os animais!!!bjusss…

14. ines - segunda-feira, 19 setembro, 2011

errei meu mail

ines - segunda-feira, 19 setembro, 2011

oi na minha casa tem um pé de acerola q ja abrigou duas ninhadas de rolinhas , sao lindas e estao aprendendo a voar, a natureza é bela , pena q o homem nao a respeita!!! bjuss

15. janaina - sexta-feira, 23 setembro, 2011

alguem ai sabe quanto tempo demora pro primeiro voo pois estou cuidando de um filhote que caiu do ninho, venho fazendo exercicios de voo mas parece que ele eh muito novo ainda. obrigada

16. mylena - sexta-feira, 7 outubro, 2011

ACABEI DE ACHAR UM FILHOTE DE POMBO!!!!!!!!!!!!!!

17. jorge - segunda-feira, 16 janeiro, 2012

Estou com um casal de rolinha em cima do meu guarda roupa, desde então ñ posso entrar no meu quarto, tou completamente ilhado, ñ sei quanto tempo issso vai terminar, mais tou gostando da situação, acredito que seja muita sorte p/ mim. rrtsrsrsrsrs

18. cleo - quinta-feira, 19 janeiro, 2012

acabei de achar um filhote de pombo hoje….

19. Maria - sábado, 22 novembro, 2014

Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que se preocupam com a natureza e principalmente em ver nossas aves livres, aqui em casa temos ninho de curruíra e fiquei feliz em ver que seu filhote já esta voando. Na mesma época que fizemos o teste do ninho observei uns gravetos em cima de um pequeno pé de manga e fiquei feliz em ver que a pomba rola havia feito um ninho naquele local em 2013 ela fez ninho em um vaso porém seus ovos foram quebrados, não sabemos o que aconteceu, acredito que foi um gato que aparece em nosso quintal de vez em quando. Estamos esperando que essa ninhada agora de certo!


Deixe um comentário